O Ambiente de Negócios actual em Angola não dá espaço para continuar a se trabalhar de qualquer maneira, sem profissionalismo, sem conhecimento altamente especializado e sem tecnologia disruptiva das práticas administrativas de alguns anos atrás.
É importante que se foque no que é essencial e que de melhor se tem, de forma regular e altamente profissional: know-how, tecnologia, atendimento, eficiência produtiva, etc.
Vantagem Competitiva é o elemento que distingue o seu negócio dos demais players no mercado em que a sua empresa se insere e que justifica a decisão dos seus clientes em escolherem os seus serviços em detrimento dos da concorrência.
Identificar isto é claramente um dos elementos fundamentais para o sucesso dos negócios em ambientes altamente competitivos.
Comumente utilizam-se técnicas de análise estratégica para definir os factores críticos de sucesso e a análise SWOT é a mais elementar entre todas elas.
Conhecer os pontos Fortes, Fraquezas da estrutura organizacional internamente bem como as Oportunidade e Ameaças do ambiente externo em que a sua empresa se insere, ajuda a definir a abordagem estratégica para se posicionar em vantagem diante da sua concorrência: Preços baixos ou Diferenciação?
Não basta responder à questão acima sem que se conheça a estrutura funcional e a cadeia de valor da indústria em que o seu negócio se insere. É importante ter uma visão clara sobre como as diferentes fases do ciclo de produção ou de prestação de serviços se relacionam e como a concorrência se posiciona em cada uma delas e se de maneira segmentada tira vantagens que garantam sustentabilidade no longo prazo.
Todos estes aspectos fazem parte do que se chama Pensamento Estratégico, uma visão clara e consistente de como o seu negócio se vai orientar no longo prazo de maneira auto sustentada.
Não é possível sobreviver nem tão pouco crescer de maneira sustentável sem que exista uma Plano Estratégico Efectivo.
E este plano só será verdadeiramente efectivo se for escrito, alinhado entre os interesses dos accionistas e dos directores e contemplar informações verificáveis sobre o mercado, principais intervenientes e de maneira quantificada para que as empresas possam se guiar e acima de tudo, partilhado e aceite por parte dos principais stakeholders internos da organização.
Os nossos consultores podem ajudá-lo a diagnosticar e a implemenrar as soluções corporativas efectivas que deverão servir de linhas orientadoras para o crescimento auto-sustentado dos seus negócios. Dezenas de empresas nacionais já beneficiaram destes serviços e hoje estão melhor preparadas e estruturadas para os desafios empresariais de hoje e amanhã.
Pensar Estratégia é Pensar Cuting Edge Solutions. IDN PRO
Bom dia carissimos, num mercado como o nosso onde o financiamento é muito ficil, e nao existe o protecionismo para haver maior competitividade como podemos identificar um negocio rentavél?
Bom dia Prezado Sr. Kuatangando,
Podemos identificar um negócio rentável utilizando as técnicas de análise e avaliação de negócios.
A IDNPRO oferece modelos de avaliação muito próprios que se baseiam na experiência da realidade local e que muitas vezes ultrapassam a dimensão teórica existente.
Para mais informações, pode contactar-nos [email protected]